Ações da Guarda Municipal e da Defesa Civil são apresentadas em reunião do GGIM
- Assecom GMN
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Na quarta-feira (30), o Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Natal), Emmanuel Campos, coordenou a reunião do Colegiado Pleno, que possibilitou a técnicos da Defesa Civil Municipal e a coordenadores de grupamentos da Guarda Municipal apresentarem relatórios de ações preventivas, ostensivas e operacionais realizadas no primeiro semestre de 2025.
Após as falas inciais de boas-vindas, as apresentações foram iniciadas pela Diretora de Departamento da Defesa Civil, Paloma Evangelista, que destacou as ações preventivas e operacionais ao longo do semestre, sendo realizadas 128 vistorias, resultando em 43 interdições e 7 desinterdições. Nos meses de maio e junho foram realizadas ações educativas em escolas municipais e comunidades, divulgando o papel da Defesa Civil e conscientizando sobre o descarte adequado de resíduos. Outro destaque foi o teste do sistema Defesa Civil Alerta, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que envia alertas para a população em casos de eventos extremos, como enchentes e deslizamentos, reforçando confiabilidade do sistema de proteção.
A segunda apresentação coube ser feita pelo Inspetor da GMN, Gilderlan, que trouxe informações a respeito do histórico do Grupo de Ação Ambiental (GAAM/GMN) e sua lei de criação, bem como ações desenvolvidas pelo grupamento no Parque da Cidade no apoio às equipes de fiscalização da Semurb, além dos atendimentos a ocorrências repassadas pelo CIOSP. Atualmente, segundo o inspetor coordenador do GAAM, há real necessidade de aumentar a quantidade de viaturas e do efetivo em serviço no GAAM, dadas as demandas também constatadas por dados presentes em relatórios da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE-RN), onde verifica-se que apenas em maio deste ano foram atendidas 11 ocorrências por pertubação do sossego e 52 envolvendo animais em perigo ou causando risco à população. Foi enfatizada na apresentação a execução das rondas preventivas e ostensivas feitas nas 10 zonas de proteção ambiental (ZPAs) da capital potiguar, que também fazem parte do rol de atividades do grupamento.
Para apresentar as ações desenvolvidas pelo programa Ronda de Proteção Ambiental (ROPAM), a Chefe de Grupo de Ação Yellena Kércia começou explicando que o ROPAM foi criado em 2019, a partir de termo de cooperação entre as secretarias municipais Semdes e Semurb para reforçar a segurança do Parque da Cidade (PQC) através de patrulhamento ostensivo em toda a trilha pavimentada e a todas as áreas edificantes do parque. Em 2022, foram também designadas ao grupamento todas as atividades do Bosque das Mangueiras. Além dessas funções, atua em ocorrências que vão desde disparos de armas de fogo nas proximidades do parque, depredação do patrimônio, invasões a trilhas de vegetação até o apoio às incursões de policiais militares e civis no PQC, entre outras.
O encontro aconteceu no Auditório da SEMAD e contou com as presenças do Sec. Adjunto de Defesa Civil, José Geraldo, do Subcomandante de Segurança da GMN, Supervisor Sanclé, e de agentes da Polícia Federal e da Rodoviária Federal.
Estiveram presentes também, representantes das secretarias: GAVIPRE, Educação, Saúde, SEHARPE, SEPAE, Semul, Semurb, Urbana e Semsur. A Semdes teve representantes da Guarda Municipal, Defesa Civil, NASGAM, DDSEC, ROMU, e Astec.
O Colegiado Pleno do GGIM-Natal deverá voltar a reunir-se em 26 de agosto.
Comments