top of page

CGA da Guarda Municipal do Natal é selecionada para o corpo docente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ)

ree

A Chefe de Grupo de Ação (CGA) Kassandra Cavalcanti, integrante da Guarda Municipal do Natal (GMN), foi selecionada para compor o corpo docente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A escolha representa um importante reconhecimento profissional e institucional, destacando o trabalho qualificado realizado pela GMN no enfrentamento à violência contra a mulher.


Na função de docente, a CGA Kassandra ministrou a disciplina “Legislação Aplicada à Violência de Gênero: Estratégias do SUSP no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, durante a 7ª Edição do Curso Nacional de Atendimento às Mulheres e Meninas em Situação de Violência, promovido pela Senasp/MJ e realizado em Manaus (AM). O curso teve como público-alvo policiais militares e guardas municipais de diversas regiões do país, que atuam diretamente na linha de frente do enfrentamento à violência doméstica e de gênero.


“Falar sobre enfrentamento à violência doméstica para profissionais da segurança pública é desafiador, mas muito gratificante. A troca de experiências mostra o quanto avançamos na aplicação da Lei Maria da Penha e quantas vidas já foram salvas graças à atuação das patrulhas e da rede de proteção”, afirmou Kassandra.


ree

Com especialização na área e experiência docente em turmas de pós-graduação da Escola Mineira de Direito, a CGA Kassandra já colaborou anteriormente com a Senasp/MJ como monitora em capacitações na área de segurança pública. Este ano, ao ser convidada para assumir a docência, reforça sua trajetória de contribuição técnica e educacional para a formação de profissionais da segurança em todo o país.


Durante o curso, ela apresentou o case de sucesso da Patrulha Maria da Penha de Natal, iniciativa desenvolvida pela Guarda Municipal do Natal que tem se destacado como referência nacional na proteção de mulheres vítimas de violência. O programa municipal tem contribuído para reduzir feminicídios, ampliar medidas protetivas e fortalecer o acolhimento e acompanhamento das vítimas.


“É uma honra poder representar a Guarda Municipal do Natal e compartilhar o trabalho que realizamos na proteção de mulheres em situação de violência. Acredito que a educação é e sempre será o caminho para transformação social e institucional”, destacou.


A participação da CGA Kassandra no corpo docente da Senasp reforça o compromisso da GMN com a qualificação contínua dos seus agentes e com a promoção de políticas públicas voltadas à proteção e valorização da vida. Além de dar visibilidade ao trabalho da corporação no cenário nacional, a ação também reconhece o protagonismo feminino, profissionalismo e a competência técnica dos servidores da Guarda Municipal do Natal.


Sobre a Senasp/MJ


A Secretaria Nacional de Segurança Pública é o órgão do Ministério da Justiça responsável por coordenar políticas e programas voltados à formação, capacitação e integração das forças de segurança em todo o país, dentro do escopo do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).


Sobre a GMN


A Guarda Municipal do Natal (GMN) atua de forma integrada com os demais órgãos que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), em conformidade com a legislação vigente, desenvolvendo ações de policiamento preventivo, ostensivo e comunitário voltadas à proteção do cidadão, defesa da cidadania e promoção da paz social.Reconhecida pelo compromisso com a formação continuada e a modernização de suas práticas operacionais, a instituição tem se consolidado como referência em segurança pública municipal, pautando sua atuação no respeito aos direitos humanos, na eficiência dos serviços prestados e na valorização de seus profissionais.

 

Comentários


LOGO NATAL SEMDES 2023.png

© 2023 por Assecom  |  GMN

bottom of page