Colegiado Pleno do GGIM abre espaço para reflexões sobre a luta das mulheres por igualdade e pelo fim da violência de gênero
- Assecom GMN
- 26 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de mar.

Na quarta-feira (26), o Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Emmanuel Campos, coordenou a reunião do Colegiado Pleno que abriu espaço para apresentações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, contando com as importantes participações de duas palestrantes e de atriz e poetisa que enriqueceram a manhã trazendo dados, informações e reflexões sobre diferentes temas alusivos à luta feminina pela igualdade dos direitos civis entre homens e mulheres e pelo fim da violência de gênero.
Após serem dadas as boas-vindas às pessoas presentes e de serem repassadas informações básicas sobre o funcionamento do GGIM-Natal e do Colegiado Pleno, foi aberta a oportunidade para a plateia ouvir as falas das palestrantes.
A servidora da Semul, pesquisadora, projetista e consultora em implantação e implementação de políticas públicas para mulheres, Udymar Pessoa, apresentou a relevante abordagem sobre "Quando e como reconhecer a violência institucional". Em sua fala, a palestrante alertou para o fato de que "a violência institucional é muito mais que uma implicância profissional. É crime!", previsto na Lei Nº 14.321/2022. Udymar fez emocionante relato de caso emblemático de violência institucional cometido contra uma agente da segurança pública que provocou sua morte e, em seguida, destacou a importância de se identificar os fatores de risco e procurar romper o ciclo vicioso que perpetua a violência institucional.
Seguindo com as apresentações, a integrante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Simone Araújo, que é psicanalista integrativa e compõe o Núcleo de Atenção ao Servidor da GMN (NASGAM), redimensionar o entendimento sobre o impacto das violências cometidas contra mulheres a partir de sua abordagem temática: "Cicatrizes Invisíveis: o impacto do trauma de violência doméstica". Com sensibilidade e fundamentação teórica, foi evidenciado que as marcas invisíveis ou traumas produzem efeitos reais e não se limitam às lembranças, mas vivem nos corpos das vítimas e são registrados biologicamente, podendo inclusive se perpetuarem em ciclo transgeracional. Contudo, Simone apresentou sugestões de caminhos para a cura e ressignificação dos traumas por meio de terapias e abordagens integrativas e do acesso à rede apoio e de suporte às mulheres vítimas de violência.
Para complementar as informações e reflexões trazidas pelas palestrantes, o público presente foi brindado com rico e emocionante monólogo criado e apresentado pela Subtenente Célia Melo, que fez parte da primeira turma de mulheres da PMRN e também é militante na causa das mulheres e integra a Coletiva Nísia Floresta e participa do Movimento Elas por Ela, entre outras atividades. Sua interpretação artística comoveu a todas e todos, destilando ora indignação ora doçura, porém sempre denunciando a forte opressão contra as mulheres e enaltecendo a inquestionável e essencial participação feminina na história de vida da humanidade. Célia foi impecável na técnica de sua arte e conseguiu transformar em sentimentos a histórica luta das mulheres pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres.
Vale lembrar que igualdade de gênero é o princípio de que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos, oportunidades e tratamento. É um direito humano fundamental e uma condição de justiça social.
Retomada a palavra pelo secretário executivo do GGIM, foram dados os encaminhamentos finais e feito o sorteio de dois livros "Com quantas Marias e Josés se faz uma Patrulha", sendo um doado pelo GGIM e outro pela coautora da obra, Udymar Pessoa.
Prestigiaram o evento representantes das secretarias Semdes, Semul, Semtas, SME, SMS, SEMIDH, SEINFRA, Semurb, Semsur, Secom e Procon. O evento contou ainda com representações das instituições: PRF, CBMRN e PMRN, sendo essas últimas através das presenças da Coronel Denise e da Tenente Coronel Helena Linhares. Representando a GMN, fez-se presente o Subcomandante de Instrução e Material, Supervisor Alexandre. A Defesa Civil também se fez representada, juntamente com o DDSEC, assim como o NASGAM e a ASTEC.
A data para a próxima reunião do Colegiado Pleno é 30 de abril.
Texto: Supervisor Flávio | GGIM Natal
Comments