GGIM apresenta a 10ª edição do Relatório Sobre Crime e Violência na Cidade de Natal
- Assecom GMN

- há 2 dias
- 2 min de leitura

Nesta quarta-feira (26), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão deliberativo, consultivo e executivo que compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), durante a reunião de seu Colegiado Pleno, apresentou a 10ª edição do Relatório sobre Crime e Violência na Cidade de Natal (2025), o qual foi produzido pelo Observatório de Segurança Pública de Natal/GGIM.
Na oportunidade, o Secretário Executivo do GGIM, Emmanuel Campos, fez a entrega de versão impressa do relatório à Secretária da SEMDES, Samara Trigueiro, e ao Comandante da GMN, Inspetor Fonseca. Outra cópia foi entregue à servidora da Secretaria Municipal de Governo para que o documente chegue às mãos do Prefeito.
O documento é o resultado de análises minuciosas dos crimes cometidos com emprego da violência entre os anos de 2023 e 2024 na capital potiguar e dos dados relativos aos atendimentos prestados pela Guarda Municipal durante esse período, nos bairros das quatro regiões administrativas da cidade. Em relação às 3.620 ocorrências atendidas pela GMN em 2024, verificou-se um leve crescimento de +1,9% comparado ao ano de 2023.
A respeito dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e das Mortes Violentas Intencionais (MVIs) e considerando-se os anos de 2023 e 2024, constatou-se reduções significativas, sendo de -20.2% para os CVPs e de -29,4% nas MVIs, o que colocou o município na 10ª posição entre as capitais menos violentas.
“O Observatório de Segurança Pública de Natal tem papel vital para a elaboração de políticas públicas para o município e o Relatório sobre Crime e Violência na Cidade de Natal permitirá redução a construção de estratégias eficazes de prevenção e repressão de crimes”, a firmou a Secretária Samara Trigueiro.
O relatório é produzido anualmente desde 2016 e vem apresentando diagnósticos precisos, sendo uma fonte de referência para a elaboração de estratégias mais assertivas na segurança pública do município e possibilitando o combate eficiente da violência e da criminalidade em Natal.






Comentários