Homem em surto armado com faca se tranca em casa e é contido pela GMN em apoio ao SAMU no Planalto
- Assecom GMN

- 22 de jul.
- 2 min de leitura

Na manhã desta segunda-feira (22), a Guarda Municipal do Natal (GMN) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) para atender uma ocorrência tensa no bairro Planalto, zona Oeste da capital. A situação envolvia um paciente em surto psicótico que apresentava comportamento agressivo e risco iminente à sua própria integridade física e à de terceiros.
Acompanhando a equipe do SAMU, os agentes da GMN chegaram ao local por volta das 8h30 e foram recebidos pelo pai do paciente. De acordo com as informações repassadas, o jovem havia se trancado dentro de casa, armado com uma faca e fez barricadas improvisadas para impedir a entrada da equipe. Em tom ameaçador, ele afirmava que só sairia da residência "morto".
Diante do risco, a equipe da Guarda Municipal adotou todos os protocolos de segurança e tentou, inicialmente, dialogar com o paciente, buscando uma abordagem humanizada e sem o uso de força. No entanto, após diversas tentativas frustradas de convencimento, foi necessário acessar o interior do imóvel por uma escada externa que levava ao primeiro andar.
Dentro da residência, o paciente se refugiou em um banheiro e, ao longo da tentativa de negociação, chegou a arremessar um pedaço de madeira contra um dos agentes, atingindo seu braço. O guarda ferido foi rapidamente atendido e não sofreu lesões graves. Em determinado momento, diante da continuidade do risco e da recusa em cooperar, com o uso de equipamento não letal, a equipe conseguiu imobilizar o paciente, que ainda portava a faca no momento da abordagem. Durante a contenção, um dos agentes sofreu um arranhão superficial causado pela faca.
O paciente foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, onde recebeu os devidos cuidados. Já o agente da GMN ferido recebeu atendimento na mesma unidade, sem necessidade de procedimentos mais complexos.
A ação demonstra, mais uma vez, a preparação técnica, equilíbrio emocional e responsabilidade social dos agentes da Guarda Municipal do Natal. Com atuação firme, porém sensível, os profissionais conseguiram preservar a vida e garantir atendimento seguro a uma pessoa em crise, reafirmando o compromisso da corporação com a proteção da população e o cuidado com os mais vulneráveis.






Comentários