Semdes firma termo de cooperação e GMN vai formar agentes da Guarda Municipal de Vera Cruz
- Assecom GMN

- 20 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Convênio de Cooperação Técnica foi assinado pela secretária Sheila Freitas e pelo prefeito de Vera Cruz, Marcos Cabral
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) firmou nessa segunda-feira (19), um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Vera Cruz para formar os guardas municipais que vão atuar na segurança pública daquele município. O convênio foi assinado pela secretária da Semdes, Sheila Freitas, e pelo prefeito de Vera Cruz, Marcos Cabral.
O
curso de formação dos guardas de Vera Cruz foi iniciado já nessa
segunda-feira e conta com instruções teóricas e práticas somando
uma carga horária de 200 horas de aulas. A coordenação da
capacitação ficou a cargo do Subcomando de Instrução e Material
da Guarda Municipal do Natal (GMN) e ministrado por integrantes do
corpo técnico da GMN.
Os guardas de Vera Cruz estão sendo qualificados seguindo o cronograma de disciplinas e conteúdo provenientes da Matriz Nacional das Guardas Municipais, que foi elaborada e indicada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), compreendendo um conjunto de conteúdos que valoriza a capacidade de utilização crítica e criativa dos conhecimentos, ao mesmo tempo que oportuniza o respeito às diversidades regionais, sociais, econômicas, culturais e políticas existentes no país, possibilitando a construção de referências nacionais que possam traduzir os pontos comuns que caracterizam a formação das Guardas Municipais nos diversos municípios brasileiros.

A
secretária Sheila Freitas ressaltou a qualificação técnica dos
agentes da GMN e lembrou que o efetivo é anualmente aperfeiçoado
com treinamento prático e teórico realizado pelo Núcleo de
Instrução da corporação, que é composto por instrutores guardas
municipais com habilidades operacionais em várias áreas.
A secretária ainda apontou para a importância dos municípios do interior do Estado investirem na criação de guardas e no aparelhamento dessas corporações como uma forma de reforçar a segurança pública municipal. “A capital potiguar conta com uma Guarda capacitada e com vivência operacional de 30 anos e nossa intenção é a de contribuir com o fortalecimento da segurança pública. Vemos a ampliação das guardas no interior do estado como uma alternativa que vem fortalecer as ações preventivas e melhorar a segurança para a sociedade”, comentou.
A
formação tem como foco a importância do agente na função e do
seu papel junto à sociedade como defensor da cidadania, mediador
preventivo de conflitos e, acima de tudo, quando necessário, do
emprego do uso da força dentro dos limites legais e éticos. O plano
é direcionado a fornecer o conhecimento para atuação do guarda
municipal na prevenção e controle da violência e da criminalidade
na área de sua competência.
O subcomandante de Instrução da GMN, Isaque Nicácio, lembrou que a Guarda de Natal já vem contribuindo na formação, aperfeiçoamento e treinamento de outras guardas do estado do Rio Grande do Norte. Nessa situação já foram fornecidos cursos, treinamentos e formação profissional para as GMs dos municípios de Sítio Novo, Patú, Tangará, São Miguel e Coronel João Pessoa, além da formar a Guarda Legislativa da Câmara Municipal de Natal. “É importante para os munícipes ter uma Guarda capacitada para servir, proporcionar e contribuir com a segurança da cidade e a GMN já tem um histórico de formação das guardas do interior do RN”, concluiu o subcomandante.
Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.






Comentários