Programa AMANA da GMN realiza seu IX arraiá
- Assecom GMN
- 12 de jul.
- 2 min de leitura

Neste sábado, 12 de julho, o programa agente mirim ambiental (AMANA) promoveu mais uma edição, seu nono ano arraiá. O evento aconteceu no museu histórico da presença africana no território nacional. Localizado em Natal, no bairro de Cidade Nova. O museu é um projeto arrojado, um sonho idealizado pelo pedagogo Nivaldo Freire, ou o mestre Arrepio, capoeira formado no grupo Cordão de Ouro, o visitante terá a oportunidade de conhecer a história da capoeira, um esporte que surgiu como resistência dos negros a escravidão, sua prática clandestina, a liberdade conquistada no Governo de Getúlio Vargas, até o reconhecimento em 2008, como patrimônio cultural do Brasil.

A programação contou com quadrilha improvisada onde os agentes mirins deram um verdadeiro show no arraia, participando com suas danças cheia de dedicação e muito charme, além das brincadeiras de corrida de saco, passa chapéu, jogo das argolas, tomba lata, corrida da colher, pescaria entre outras. A programação contou ainda com sorteio de balaios e brindes, distribuição de lembrancinhas e comidas típicas do São João, o que valoriza a nossa tradição. A festa proporciona um ambiente festivo que celebra a nossa cultura e deixa momentos inesquecíveis de muita alegria, sorrisos, muitas cores e trajes típicos.

O AMANA foi criado em 4 de novembro de 2013 e oficializado pela lei 7.268 de 16 de dezembro de 2020, vinculado a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), é operacionalizado por agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN), com ações socioambientais, com foco na formação de agentes mirins ambientais multiplicadores, como uma saída consciente para a preservação do meio ambiente, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável, na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
As atividades do programa são desenvolvidas no Parque Natural Municipal da Cidade do Natal, Dom Nivaldo Monte. O público alvo beneficiado são crianças com faixa etária de 07 a 14 anos e suas famílias, que residam nas comunidades situadas no entorno do Parque da Cidade que recebem informações através de oficinas de cidadania, meio ambiente, música e lazer. As aulas são administradas por especialistas nos temas, utilizando como metodologias, aulas expositivas, palestras, seminários e atividades lúdicas.
Comments